Não é novidade que a casa deve ser pintada sempre para melhorar seu aspecto e tirar aquelas rachaduras, manchas e até cores indesejadas. Atualmente existem muitas lojas de construção que ajudam e dão dicas de pintura de paredes. Essas lojas, além de disponibilizar um catálogo de cores imenso, oferecem esse tipo de serviço na sua casa, como nos próprios sites, com simuladores de ambientes. Porém, é preciso pensar muito antes de escolher, pois o que por vezes parece fácil, pode se tornar algo difícil. A escolha das cores deve ser feita através do perfil do ambiente, mas também do morador.

Um tratamento médico chamado Cromoterapia, que consiste em trabalhar as cores para ajudar no emocional e físico dos pacientes, explica que cores fortes como o vermelho, podem estimular o nervosismo e a tensão, por isso não são recomendadas em ambientes de descanso, como salas de estar e quartos. Para estes ambientes, cores calmas como verde, azul e violeta são mais recomendadas, pois podem estimular respectivamente tranquilidade, paz e concentração.

Se estiver cansado do tão usado branco e procura ousar no ambiente sem perder a suavidade, saiba que não é impossível. Cores vivas e vibrantes caracterizam personalidades fortes, mas não se deve exagerar nas combinações. O ideal neste caso é combinar uma cor mais forte com uma cor neutra. Este tipo de combinação costuma dar vida ao ambiente, sem torná-lo pesado. A cor laranja, por exemplo, que inspira sucesso e vitalidade, combinada com a cor marfim, que possui um tom suave e neutro, pode ser ideal.  O amarelo, cor que estimula a criatividade e o otimismo, pode facilmente ser combinada com a cor bege, que é uma cor clássica que estimula calma.

O tamanho do cômodo também pode influenciar na escolha das cores. Utilizando cores escuras, um cômodo já pequeno tende a diminuir. Nestes casos é bom optar por cores claras, não descartando a combinação com uma cor mais forte, que pode ser utilizada em uma ou duas das paredes do ambiente, formando a combinação.

Fonte: http://www.tintas.net.br